segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Significado das siglas do "Internetês"



Olá galerinha do mal, desculpas tanto tempo sem postar nada, é que não tava com muito saco pra postar nada... Mas aí vai. Passar tantas e tantas horas na internet rodando por todos os sites possíveis ajuda você em alguma coisa, uma delas é aprender o significado de muitas e muitas siglas que vieram dos chats e sites americanos para o Brasil, e resolvi fazer uma espécie de mini dicionário das siglas do "Internetês". E o resultado foi esse:

WTF? - Significa "What the fuck?" que em português é como se fosse "Que porra é essa". Ainda tem algumas variações, como WTH? é "What the hell?".

Owned - Aproxima-se de algo como "Humilhado".
Pwned - A mesma coisa que o de cima, porém com mais impacto.
LOL - "Laughing Out Loud" ou "Lot of Laughing" (Rindo Muito, Rindo Alto, etc). O "LOL" tem vários derivados como lulz, lolz, lololol, etc
Lvl - Level. Normalmente usado referente a jogos de RPG (Online ou não), ou referências semelhantes que incluam piadas e trocadilhos. Por exemplo: Após o "Owned" outra pessoa pode adicionar um " Lvl up+"
LMAO - "Laughing My Ass Off" (semelhante a uma expressão popular brasileira que inclui um palavrão: "Rindo até o cú fazer bico". Ou mesmo coisa como "Me cagando de tanto rir".)
Fail - "Falha". Normalmente é usado, obviamente, quando alguém diz ou faz algo errado, ou quando pensa estar "ownando" e não está. Uma piada frequente quanto ao FAIL é uma segunda pessoa dizer em baixo "Double Fail". Ou modificar a frase "F.u.c.k.i.n.g Awesome" para "F.u.c.k.i.n.g Failsome"
SHOCKED - "Chocado", quando alguém diz algo inacreditável (ou faz alguma coisa extremamente idiota ao ponto do inacreditável.)
Up - "Subir". Não faz parte do "lvl up", pois não? lolz
Brinks - Isso já é internetês-brasileiro-made-of-fail, forma de escrever "Brincadeira", normalmente para identificar em brincadeiras de mau gosto que não estás a ser sério.
Rulez - É o mesmo que "Melhor", "Melhor de Todos", por exemplo: "Fulano Rulez", daria o mesmo que "Ele é o melhor".
-q, -n, -t, -s - Ao contrário do que muitos pensam, nenhum deles significa "não"/"sim"/"talvez" ou o que quer que for. Usados no final da frase indicam uma certa ironia. Às vezes usado como risadas ironicas e coisas relativas.
FikDik - "fica a dica", usado no final quando se dá uma dica irônica do que fazer para uma pessoa. Por exemplo, supondo que alguém desesperado faça um post dizendo toda a sua frustação com a vida e o que quer que for; outra pessoa, ao querer ser ironica/rir-se, diz "Se mata então /fikdik".
W00F- Semelhante a um "latido" como forma de indicar exclamação.
AFK - "Away From Keyboard" (Ausente do Teclado), é o mesmo que dizer que a pessoa pode estar com o pc ligado, mas não está na frente dele.
Noffa - Um som nasal de "aff"
OMG - "Oh My God" que é "Oh, Meu Deus", existem outras variações como "OMFG" que é "Oh my fucking God", apesar do palavrão, é mesmo para intensificar. ou ZOMG, O "Z"não tem significado, é apenas para intensificar.
Random - Literalmente significa "miscelânia" ou "aleatório", di-se random pessoas que falam coisas sem sentido fora do assunto original, seja com que intenções forem.
Aw! - Pode simbolizar um ar de tristeza/melancolia, ou usado como onomatopéia da expressão de quando se vê algo demasiado fofo (as in, "AAAAAWWWWW")
Uhules - Variação de "Uhul", onomatopéia que indica comemoração
Isso tá OFF - "Desligado", referente também a algo no pc não funcionar. Ou a pessoa estar por fora de algum assunto. Ou até mesmo, um comentário por fora do assunto em que está sendo dito.
Imma - pode ser tanto uma forma internetesca de dizer "I am" (Eu sou) ou derivado de IMO (In My Opinion), "em minha opinião".
Cause - Vem de "Because" (Por causa de..), esse tipoo de abreviação também é muito usado em músicas.
Kinda - Vem de "Kind" (Tipo/Tipo assim/Tipo que...)

Posso adicionar outros que são também bastante usados:
AKA - "Also known as" (também conhecido por...)
BRB - Be Right Back (Já volto)
Dunno - abreviação de "I do not know" (eu não sei)
BTW - By The Way (Em todo caso,)
FTW - "For The Win" ou "Fucking The World", ambos têm um significado semelhante a "Rulez".
ROTFL ou ROFL - "Rolling On The Floor Laughing" (Rolando pelo chão rindo).

Enfim, tem muito mais siglas, mas se eu continuar com isso ficará MUITO extenso, então fico por aqui depois se der coragem postarei mais desse... #Fuiz

    Um comentário:

    1. Nussa, muitas coisas aí eu não entendia bem, agora entendo... Como aquilo do -q, do -n, é como o NOT no final de algumas piadas americanas. Nunca vi graça. xD Aqui vão umas brasileiras pra acrescentar: FDP (filho da puta) e VSF (vá se fuder). Essas eu aprendi com o Gabriel, tanto que ele me xinga no MSN! xD

      ResponderExcluir